Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

CALEIDOSCÓPIO

ADEUS A UM BATALHADOR
A notícia nos pegou num misto de tristeza e saudade. Em certo sentido, com uma sensação de que o Grande Arquiteto do Universo se apiedara de um seu filho bom, honesto e que sempre honrou os seus princípios. Terrível mal lhe dilacerava o corpo e o espírito. Partiu no sábado 30 para o Oriente Eterno o português- brasileiro, cearense por opção Júlio Trindade, um  devoto de Santo Antônio que procurou  na vida bons caminhos, todavia  alguns deles ásperos e difíceis. Perdeu não apenas a sua família, representada neste também lutador que é Rodolphe, seguidor fiel da trilha do pai, mas também nós todos  os engajados em um turismo sustentável e honesto para Fortaleza, para o Ceará.  Com o seu jeito simples, bigode vasto e cabelo que fugia aos padrões de pessoas da sua idade, o Júlio Pirata em todos os momentos esteve na linha de frente nas lutas pela melhor qualidade do turismo, ele que sempre lutou contra a degradação da outrora  chique e boêmia Praia de Iracema. Nascido em Lisboa, com menos de 20 anos foi para Paris, não conformado com o regime ditatorial da sua pátria querida. Lá se casou com Yane, teve o filho Rodolphe, ralou muito em várias profissões para ganhar o sustento da família. Viajou muito, Chegou ao Brasil em 1981 pela Bahia, estabelecendo-se depois, definitivamente, em Fortaleza a partir de 1985. O até então nômade aqui criou raízes profundas de amizade. Entre nós, após tentar trabalhos outros, com o filho criou o hoje mundialmente conhecido e elogiado Pirata Bar, justamente na Praia de Iracema. Com o sanfoneiro Azeitona e  Dorgival Dantas, no início,  e tantos outros músicos e artistas de raízes nordestinas, o Pirata Bar projetou as noitadas fortalezenses, sempre às segundas-feiras, e o turismo da terra, com o reconhecimento de oferecer aos fortalezenses e visitantes  “ a mais......,  numa citação de mídia estrangeira. Julio Pirata D'Iracema, como gostava de ser conhecido, nunca transigiu com a marginalidade, no seu estabelecimento e fora dele. Com o “trade”,  a qualquer hora estava na linha de frente na luta pelo desenvolvimento de um turismo de qualidade, contra, absolutamente contra as drogas e a prostituição, notadamente a infantil. Foi um benemérito, desenvolvendo abnegado trabalho social através da sua Fundação Pirata Marinheiro. Enfim, num reconhecimento às suas ações, falam mais alto os títulos que recebeu de Cidadão Cearense e  Fortalezense. Já agora, quase no final da sua trajetória terrestre,  no dia do  seu nunca esquecido Portugal, 10 de junho, foi agraciado pela colônia lusitana cearense com o Troféu Martim Soares Moreno da Comunidade Portuguesa.  Que o Homem lá de cima, Júlio Pirata,  o tenha recebido sorridente e dizendo de braços abertos: “Pirata, que bom  você está entre nós”.
POST SCRIPTUM
Logo que começamos a enviar o Newsletter da semana passada, amigo e atento leitor nos telefonou informando o escorregão que havia no Caleidoscópio (e revisão não se apercebeu). Lá estava em letra de forma cruzeiro ao invés de real, no comentário sobre “O Brasil e o Turismo”. A passagem era “... valorização do cruzeiro em relação ao dólar”. Teria sido uma armação persistente em nos conquistar do incansável Alemão, o tal Alzheimer, nos nossos bem vividos 85 anos? Ou lembranças de um passado que foi tão bom como o é o presente hoje? Não acredito, pois quem vive de passado, como se diz, é museu. Quanto ao Alemão, tem é Zé para me conquistar, a não ser numa dessas ciladas da vida. De qualquer forma, consertamos imediatamente o engano. Assim, boa parte dos que leu a edição do Newsletter do “Rota do Sol” no blog, não se deparou com o erro. É o diabo, por mais que se faça jornais e outros veículos da mídia cometem diariamente gafes de muitas espécies. Há pouco, não é que um jornal diário de Fortaleza, conforme comentou seu Ombudsman, repetiu de edição anterior os mesmos números do sorteio passado da  mega-sena, deixando em estado de choque uma pobre doméstica que neles jogara?

QUIXERAMOBIM TEM SEMANA DE FESTAS

Igreja Matriz de Santo António, contruida em 1886

No próximo dia 14, Quixeramobim comemora os 155 anos de cidade e 222 anos de município. Conforme a programação elaborada pelo Prefeito Edmilson Júnior, os festejos começarão no próximo dia 10 quando acontecerá o I Circuito de Esporte e Cidadania com ações simultaneamente em todo o território municipal.
Uma programação vasta marcada por inaugurações, aliada ao “Fest Leite”, que vai de novo fazer o maior queijo do mundo, e a FAICQ, integram o conjunto de ações festivas  á efeméride. Na sexta, 12, será a inauguração do Açude Valentim, que promove a redenção hídrica da região. Merece destaque ainda a tradicional sessão solene na Câmara de Vereadores, quando serão homenageadas várias personalidades com entrega de títulos de cidadania.  
Este ano, conforme informação do presidente do Legislativo, vereador Aluisio Cosmo Lima, será conferida uma comenda ao médico Antonio Almeida Machado pelo exercício de meio século a serviço da medicina. A outra novidade desta edição é a integração dos distritos, contando sua história e evolução e ainda uma homenagem aos municípios que se emanciparam de Quixeramobim.

CRIADO ÓRGÃO PARA GRANDES EVENTO

Foi publicado no Diário Oficial da União do ultimo dia 2 o decreto nº 7.538 que institui a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos dentro do Ministério da Justiça. A função do novo órgão é coordenar e planejar as ações de segurança para os eventos que o Brasil receberá nos próximos anos, especialmente a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014, além de outros designados pela Presidência da República. A Secretaria conta com quatro diretorias: de operações, de inteligência, de logística e de projetos especiais.
A principal estratégia da nova estrutura é buscar integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais

COMEÇA 3ª FEIRA O CONGRESSO DE TÉCNICOS TÊXTEIS

Começará, na próxima terça-feira, 9, prolongando-se até a sexta-feira, 12, o XXIV Congresso Nacional de Técnicos Têxteis. A expectativa é que participarão do evento  cerca de 1.500 participantes, vindos de todo Brasil. A programação técnico-científica está pronta para promover a atualização e troca de experiências entre os profissionais da área. Ao todo, serão 06 painéis e 48 conferências, ministradas por palestrantes nacionais com renome internacional.
A feira é uma das mais concorridas do País.  Para ressaltar  sua importância, registre-se que,  na edição de 2007,  foram mais de 320 marcas expositoras, distribuídas em 80 estandes de renomadas empresas nacionais e estrangeiras que foram visitados por mais de 12 mil pessoas.Em 2009, o número de participantes subiu para 400 marcas, espalhadas em 120 estandes, que reuniram 16.440 visitas, superando todas as expectativas.
Segundo o presidente da Maquintex, Hélvio Roberto Pompeo Madeira, o evento já se consolidou como uma grande referência dentro do calendário têxtil do país
Paralela ao Congresso, ocorrerá outros eventos da área, inclusive o Brasil Fashion Designers

HOJE A MISSA PARA JÚLIO TRINDADE

Empresários de várias áreas, colegas do “trade” turístico, jornalistas e admiradores em geral estarão reunidos, as 19h30min de hoje, na igreja de Santa Luzia, na celebração de cerimônia religiosa pelo 7º dia de falecimento de Antônio Júlio de Jesus Trindade, o conhecido Júlio Pirata d'Iracema, como gostava de ser chamado. Seu falecimento foi na noite de sábado, 30 de agosto.
Júlio, português nascido em Lisboa em 1946, residiu em Paris.  Percorreu vários países e chegou ao Brasil em 1985, ficando ora em Salvador, ora na Praia  do Forte. Veio para o Ceará em 1985. Esteve morando na Praia dos Caetanos, depois em Fortaleza. Em 1986, após tentar ser lagosteiro em Amontada, nesta capital fundou o famoso Pirata Bar, um dos mais importantes locais de divertimento, mundialmente conhecido por promover “a segunda-feira mais louca do mundo”. Diga-se,  louca pela alegria reinante, pois lá,  na Praia do Iracema, no recinto do Pirata, Júlio jamais transigiu com uso de drogas ou prostituição.
Registre-se que o já saudoso empresário formava na linha de frente em favor do desenvolvimento sustentável do turismo de Fortaleza. Sempre foi um dos mais veementes nas reuniões do Fórum de Turismo do Ceará e em outras atividades do setor fortalezense.
Sua luta  foi a boa luta.
Certamente,  Rodolphe, sócio e amigo, filho da sua união em Paris com a esposa Yane, saberá ser um continuador vitorioso da obra construída pelo pai, não apenas no Pirata bar como na Fundação Pirata Marinheiros

PRÊMIO DESIGN MUSEU DA CASA BRASILEIRA

A Secretaria da Cultura e o Museu da Casa Brasileira estão com inscrições terminam no dia 2 próximo, para a nova edição o Prêmio Design MCB. Em 2011, a premiação comemora 25 anos, consolidando-se como a mais tradicional e respeitada da categoria no país. No decorrer deste período, se tornou uma referência no desenvolvimento do design brasileiro e selo de qualidade para os designers premiados e selecionados.
As sete categorias desta 25ª edição são: Mobiliário, Utensílios, Iluminação, Têxteis, Equipamentos eletroeletrônicos, Equipamentos de construção e Equipamentos de Transporte. A oitava categoria do Prêmio - Trabalhos Escritos Publicados e Trabalhos Escritos não Publicados - valoriza a produção teórica ligada a design de produto, design gráfico, arquitetura, urbanismo e paisagismo..O valor da premiação para o primeiro lugar de cada categoria é de R$ 6 mil, e de cada modalidade protótipo, de R$ 2 mil. Os vencedores serão conhecidos através de divulgação no site, em 21 de setembro. Inscrições e informações: www.mcb.org.br/premiodesign

BN DÁ DESCONTO NA LIQUIDAÇÃO DE DÍVIDAS

Até o dia 30 de novembro deste ano, 367 mil produtores rurais têm direito de liquidar suas dívidas no Banco do Nordeste, fazendo jus a descontos que variam de 45% a 85%, a depender do município onde se localize o empreendimento, no âmbito da Lei 12.249/2010.
A medida beneficia os mutuários do Pronaf, micro, pequenos e médios produtores rurais, bem como suas cooperativas e associações, detentores de operações rurais contratadas até 15 de janeiro de 2001, com valor original de até R$ 35 mil.
No Ceará, 42 mil clientes têm direito de renegociar a dívida. O BNB tem mobilizado, em todas as áreas que atua, agências e seus parceiros (sindicatos, federações e entidades de classe) e realizado reuniões com associações de produtores rurais, câmaras municipais e imprensa para esclarecer os aspectos da Lei, com vistas à adesão do maior número de clientes enquadráveis.

ACRE INVESTE EM AVENTURA SEGURA COM QUALIFICAÇÃO

Arvorismo, esporte radical e seguro no Acre

     “Divirta-se, saia de casa, explore, aventure-se!” - Com esse mote, o programa Aventura Segura pretende fortalecer a vocação natural que o Acre possui, atraindo entusiastas dos esportes de aventura e ecoturismo. O programa Aventura Segura Acre, é uma parceria entre Ministério do Turismo e do Governo do Estado, onde a Setul lidera as atividades em parceria Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), trazendo o coordenador nacional, Gustavo Timo, para discutir sobre o “consumo consciente do Turismo de Aventura” que segundo ele, é o termo que melhor define o programa.
Durante a Expoacre 2011, no estande da Setul, no espaço dedicado a rodadas de negócio e conferências, a Secretária de Turismo e Lazer, Ilmara Lima, iniciou a palestra fazendo uma apresentação detalhada para os presentes sobre os produtos turísticos, os roteiros e lugares propícios à prática de turismo sustentável e projetos já em execução. “O Acre não apenas tem potencial e projetos, como já possui produtos como os Circuitos de Arvorismo de Rio Branco, Xapuri e Porto Acre, e o balonismo, que deixou de ser projeto e já é uma realidade”.
As ações do projeto vão ter a duração aproximada de 18 meses e estima-se que cerca de dez empresas possam contar com o Sistema de Gestão de Segurança implementado. Além do aprimoramento de dez produtos de empresas e comunidades locais, serão ofertados oito cursos organizados em duas trilhas de aprendizagem (Gestão de Negócios e Condução em Ecoturismo e Turismo de Aventura) com uma meta de 295 qualificações (120 gerenciais e 175 para condutores). (Setul/AC)

PBTUR INCENTIVA OPERAÇÕES DA AVIANCA

A companhia aérea Avianca, uma das empresas mais tradicional do segmento em atividade no continente americano, começou a operar no Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, e  está vendendo passagens com preços promocionais. Saindo do Castro Pinto, as passagens da Avianca custam a partir de R$ 219 para Brasília (ida ou volta); R$ 295 para São Paulo ou R$ 355 para Cuiabá.
Além da Avianca, outras companhias aéreas ampliaram o número de vôos à Paraíba. A TAM colocou à disposição dos passageiros novas opções no período da tarde. A Azul iniciou um segundo voo neste mês  no período da tarde  mas há possibilidade dele tornar-se efetivo. A Gol criou mais alternativas de voos nos horários entre às 15h e 18h.
Segundo o superintendente da Infraero, Alexandre Oliveira, o aumento do fluxo de passageiros no aeroporto é resultado das ações do Governo que, de acordo com ele, os aviões estão saindo e chegando à João Pessoa lotados.

APOIO AO CÍRIO DE NAZARÉ DE MACAPÁ

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, no dia 1º último, no Palácio do Setentrião, a Comissão Organizadora do Círio de Nazaré 2011. Durante o encontro, o coordenador da festividade religiosa, padre Lorenço Filho Araújo, por meio de pré-projeto, solicitou o apoio do Poder Executivo para a realização da maior festa religiosa do Estado.
Governador assumiu o compromisso de apoiar a manifestação de fé 
O governador assumiu o compromisso de apoiar a manifestação de fé, com o repasse de recurso na ordem de R$ 209 mil, montante solicitado pela organização das festividades, a Diocese de Macapá. Camilo Capiberibe ressaltou que, além da religiosidade, o Círio faz parte da cultura do Amapá, pois é realizada em Macapá desde 1934.
O lançamento da programação acontecerá no próximo dia 27 de agosto, no Salão Cultural da paróquia Jesus de Nazaré. Segundo o coordenador do Círio, as atividades iniciarão no dia 12 de setembro, com cultos e peregrinação da Santa por órgãos públicos, seguindo seu roteiro tradicional, até o ponto alto da programação, a procissão do Círio de Nazaré, no dia 9 de outubro de 2011.  (Secretaria da Comunicação Social)

DESCUBRA POR QUE O PARÁ É A OBRA-PRIMA DA AMAZÔNIA

O XXVIII Congresso da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet), acontece em setembro de 2011. É uma oportunidade única para os profissionais de comunicação, turismo e outras áreas que desejam conhecer o Pará, um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. Oportunidade também ao Pará, que vai receber cerca de 250 formadores de opinião, em busca de pautas positivas sobre o turismo: gastronomia, eventos, cultura, artesanato, negócios, economia e outros assuntos vão garantir ao Pará ampla divulgação simultânea em todo o Brasil, Portugal, França, Guiana Francesa, Suriname, e outros países convidados.O evento terá como tema “O legado turístico dos megaeventos esportivos” e “A importância das mídias sociais para o turismo”.
BELEZAS DO PARÁ- O Congresso da Abrajet Nacional será de 22 e 23 de setembro, no Hangar-Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, de 24 a 26 com press trip em municípios paraenses e dia 27, Dia Mundial do Turismo, em Belém.
Os participantes  terão  oportunidade impar de conhecer os principais roteiros turísticos do Pará: Belém, Marajó, Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e muito mais. (Paratur)
PESQUISA DE DEMANDA ENTRE TURISTAS - Técnicos da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) aproveitaram a época de férias para aplicar uma pesquisa de demanda para identificar qual o perfil dos turistas que visitam o Pará neste período do ano. O levantamento servirá de base para ações, programas e projetos na promoção do turismo do Pará.  Os pesquisadores, percorreram os municípios de Santarém, Altamira, Marabá, Salinas e Conceição do Araguaia e Belém, na  área de embarque do Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.
Adenauer Góes, presidente da Paratur, explica que a pesquisa, por amostragem, vai envolveu 800 turistas. Ao todo, serão 360 em Belém, 160 em Santarém, 90 em Altamira, 90 em Marabá, 50 em Salinas e 50 em Conceição do Araguaia. Adenauer diz que a pesquisa é um ítem primordial para o novo Plano, já que desde o lançamento, há dez anos, o documento não foi atualizado. Com isso, muitas ações que foram pensadas na ocasião acabaram não sendo executadas.
Os dados da pesquisa devem ser tabulados e divulgados neste mês de agosto. O novo
Plano de Desenvolvimento Turístico do Estado do Pará deve ser lançado até outubro. Nesse mês, a Paratur aplicará uma nova pesquisa de demanda, voltada aos turistas do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. Paratur)

TABLETS - ADIN NO STF CONTRA DECRETO PAULISTA

O Governo do Amazonas protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contra o Decreto 57.144 do Governo de São Paulo, que concede incentivo fiscal à produção de tablets naquele Estado. Nesta tarde, o governador Omar Aziz reuniu-se, por pouco mais de uma hora, com o presidente do STF, Cezar Peluso, para expor ao ministro os impactos que o decreto deve gerar na economia do Amazonas. O governador reafirmou a confiança que tem na presidente Dilma Rousseff, mas defendeu maior celeridade na solução de entraves ao desenvolvimento do Estado.
Com o decreto, o governo paulista reduziu para 7% a tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em operações de saída dos produtos de informática fabricados em São Paulo. Com os créditos do imposto que as empresas já gozam junto à Fazenda paulista, a alíquota do ICMS nessas operações cai para 0%. A principal desvantagem para o Amazonas está nas operações realizadas pelo comércio de São Paulo, que venderá o produto produzido por indústrias paulistas com alíquota de 7%, enquanto aqueles que são produzidos no PIM sofrerão alíquota de ICMS de 18%. Para Omar Aziz, o decreto paulista é uma medida inócua, pois os investidores sabem da insegurança jurídica da medida.
No último dia 1º de junho, o STF declarou inconstitucionais leis de seis Estados e do Distrito Federal que concedem benefícios relativos ao ICMS sem aprovação do Conselho Nacional de Fazenda (Confaz). Cezar Peluso resumiu o problema em uma frase: “Benefícios fiscais concedidos ao arrepio da Constituição”.
Além do decreto paulista que reduz ICMS para os tablets, as vantagens comparativas da Zona Franca de Manaus sofrem impacto da importação de condicionar de ar split da China, considerada pelo Governo do Amazonas como um "contrabando legalizado" feito pelos Estados do Espírito Santo e Santa Catarina. Segundo o governador, a produção de split é um setor importante para o Amazonas, que até pouco tempo garantia toda a produção nacional, gerando 7 mil empregos no PIM. Com a importação chinesa desonerada de ICMS, o polo de Manaus perdeu a competitividade, colocando em risco os empregos

PROGRAMA CHEIO NOS 426 ANOS DE JOÃO PESSOA

Parque Sólon de Lucena, no Centro de João Pessoa-PB

A capital paraibana vai receber mais de 50 atrações para comemorar seus 426 anos de fundação. Na 'Festa das Neves 2011', nomes como Zélia Duncan, 14 Bis, Vander Lee, Banda Black Rio, Bartô Galeno, Marcio Greyck e Banda Eddie subirão ao palco armado no Ponto de Cem Réis. A programação do evento, que começa sempre a partir das 19h, conta ainda com o 'Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional', reunindo grupos de diversas partes do país. A realização é da Prefeitura de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).
A Festa das Neves deste ano inclui 16 shows de artistas e grupos locais e nacionais, sendo dois por noite. A abertura foi no dia 30 de julho, animada pelo cantor mineiro Vander Lee. No dia 3, houve homenagem  o humorista Shaolin, que se recupera de um acidente automobilístico.
A novidade da programação é o 'Encontro Nacional de Cultura Popular Tradicional', que reunirá mais 34 grupos e duplas, oriundos de diferentes regiões do Brasil. Todos  se apresentam em palco instalado no Ponto de Cem Réis, a partir das 19h. Entre os convidados muitos destaques nacionais da cultura popular, entre músicos e folcloristas.
NOMES DA CIDADE -  O primeiro nome de João Pessoa ( fundada em 5 de agosto de 1585), foi Povoação de Nossa Senhora das Neves, a padroeira do município. Depois,  Cidade de Nossa Senhora das Neves (1589);  Cidade de Filipéia de Nossa Senhora das Neves (1600), Frederikstadt, (1635); Cidade de Nossa Senhora das Neves (1655); Cidade da Paraíba (1817), Finalmente, João Pessoa, homenagem ao político paraibano João Pessoa, assassinado em 1930,  na cidade do Recife, nome aprovado pela Assembléia Legislativa do Estado da Paraíba, em  4 de setembro de 1930.  
TURISMO João Pessoa é bonita  e aconchegante. Sua população é saudável e hospitaleira e vive numa terra cheia árvores e vegetação abundante, sendo a segunda mais verde do mundo, perdendo apenas para Paris. Dia ou noite, a gostosa capital nordestina oferece opções várias, seja no turismo cultural ou de lazer
Imperdíveis são visitas e momentos de lazer no Recife de Picãozinho, Estação Cabo Branco. Manaíra Shopping. Praia de Manaíra, Praia de Tambaú, Farol do Cabo Branco. Também, passeio nas ruas e praças que relembram saudoso passado, na Cidade Baixa, refletidas nos casarões antigos,  hotéis e igrejas. No Centro Histórico, destaque para as Igrejas de São Pedro Gonçalves, de São Bento (antigo Convento), do Carmo, com o Palácio Arquidiocesano, e a Catedral Metropolitana. Nada menos de 18 bens tombados estão em João Pessoa, dos 23 tombados no Estado.
Durante o ano inteiro, afora visitas e lazer, o turista encontrará na cidade aniversariante muitos dias festivos, atraentes e com variada programação cultural. Para orientação, citamos apenas alguns: São João da Capital - Ponto do Cenreis; Festival de Quadrilhas Juninas - Espaço Cultural; Mini Maratona da Cidade de João Pessoa - Centro à Cabo Branco; Festa das Neves/Aniversário de Fundação da Cidade - Centro Histórico;  Festival de Músicas Carnavalescas - Centro Histórico/Varadouro; Reveillon - Praias de Tambaú e Cabo Branco;  e São João Pessoa no Forrock - Manaira

REUNIÃO DO FORNATUR EM BRASÍLIA

Centro de Convenções Ulisses Guimarães

        Os representantes do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) irão se reunir pela primeira vez após eleição da nova diretoria. O encontro será um dos atrativos da 23ª Conferência Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), em Brasília. Os gestores da pasta de Turismo deverão se reunir no dia 16 de agosto, a partir das 9 horas, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.
O objetivo do Fornatur é reunir os gestores do Turismo para formular estratégias de desenvolvimento do setor nos níveis estadual, regional e nacional. As atividades contribuem para a implementação do Plano Nacional de Turismo, de seus programas e ações, como o Salão de Turismo - Roteiros do Brasil, Viaja Mais Melhor Idade e outros.Este ano, o foco está nos preparativos para a Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e para as Olimpíadas, em 2016.
O representante do Centro-Oeste é o secretário de Turismo do Distrito Federal, Luis Otávio Neves, eleito em junho deste ano. Assim como Neves, fazem parte da diretoria do Fórum o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, como presidente nacional e os secretários do Rio de Janeiro, Ronald Ázaro, e do Amazonas, Oreni Braga como vice-presidentes nacionais.
ESPECIALIZAÇÃO - O Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UNB) lançou três novos cursos de especialização Lato Sensu, voltados aos profissionais das áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia. As aulas serão no Campus Universitário Darcy Ribeiro, toda segunda e quinta, das 19h às 22h30.
Os cursos terão uma carga horária de 450 horas e duração de um ano e dois meses. As inscrições (sitewww.cet.unb.br) podem ser feitas até o dia 12 de agosto, no Campus Darcy Ribeiro. Com um corpo docente que conta com mestres e doutores, o curso “Gestão de Negócios em Turismo, Hotelaria e Gastronomia”, pretende capacitar profissionais gestores nas três áreas.(SEUR/DF)

MOÇÃO DAS ABRAJETS DO SUL AO GOVERNO FEDERAL

Com a presença de Hélcio Estrella, presidente da Abrajet Nacional, do coordenador nacional da entidade para a Região Sul, Sérgio de Almeida, e de presidentes das Abrajets do Paraná e do Rio Grande do Sul esteve reunida de sexta-feira à domingo, no Hotel Internacional de Gravatal, a diretoria da Abrajet de Santa Catarina, que tem à frente o jornalista Alberto Gonçalves. Diversos assuntos foram discutidos, entre os quais um aeroporto decente para o sul, e a BR 101, que parece que está esquecida, mais uma vez. A respeito, os presentes aprovaram enviar ao Governo Federal a seguinte:
MOÇÃO BR 101 JÁ - Os membros da Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo (Abrajet-SC), reunidos com representantes das seccionais do Rio Grande do Sul e Paraná, com a participação da Abrajet Nacional, no primeiro encontro da entidade realizado em 2011, na cidade de Gravatal, SC, na Região Encantos do Sul , nas dependências do Hotel Internacional, resolvem em conjunto, entre outras providências, exigir do Governo Federal, através do Ministério dos Transportes, a imediata conclusão da BR 101 que há mais de duas décadas, se arrasta causando grandes prejuízos ao setor turístico e a economia do Estado de Santa Catarina. Assim sendo, conclama as lideranças políticas do Estado a redobrar esforços no sentido de agilizar as providências visando a imediata e definitiva conclusão da BR 101 Sul.

PROJETO FORÇATUR

O governador Raimundo Colombo, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Cesar Souza Junior, e o secretário da Segurança Pública, César Grubba, lançaram oficialmente no último dia 2 o projeto ForçaTur.
O projeto ForçaTur é destinado à segurança do turistas e moradores de Santa Catarina. A Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte liberou mais de R$ 7 milhões, por meio do Funturismo, que foram aplicados na aquisição de equipamentos e sistemas de informação.

CHOCOFEST E FESTURIS PARTICIPAM DA AVIRRP

O Chocofest vai marcar presença na feira da Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região (AVIRRP), que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, em Ribeirão Preto (SP). A feira temática “15ª AVIRRP no País das Maravilhas” convidou os personagens Conde Guloseima e Condessa Doçura para alegrar o evento junto ao stand destaque, que neste ano é destinado ao Rio Grande do Sul. O Festival do Turismo de Gramado (Festuris) também participará da feira, aproveitando para estreitar laços com o trade do interior paulista.
Gilberto e Emerson estiveram em Gramado negociando com Marta,
Eduardo e Marcus a participação do Festuris e da Chocofest na AVIRRP
A parceria foi firmada a partir de visita do presidente da AVIRRP, Emerson Silveira, e do diretor do Convention Bureau de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, ao escritório de Marta Rossi e Silvia Zorzanello Feiras & Empreendimentos, que promove o Chocofest e o Festuris. Eles foram recebidos por Marta Rossi, Eduardo Zorzanello e Marcus Rossi.
Zorzanello destaca que a ideia da AVIRRP é justamente aproximar o interior paulista do Sul do Brasil. “Trata-se de uma oportunidade importante, pois conseguiremos divulgar e comercializar dois eventos nossos em um mercado que cresce anualmente”, destaca.
O Festuris ocorrerá de 17 a 20 de novembro, no Serra Park, enquanto o Chocofest está marcado para 22 de março a 8 de abril de 2012.

NO CEARÁ A 1ª ETAPA DO VOLKSWAGEN KITE TOUR

Conhecida por seus ventos constantes e pelas excelentes condições para a prática do kitesurfe , a praia de Cumbuco, no litoral cearense, recebe pela segunda vez o circuito brasileiro da modalidade. De 11 a 14 de agosto, os principais atletas do país participam da etapa de abertura do VOLKSWAGEN KITE TOUR 2011 nas modalidades Wave, Freestyle e Regata. O atual campeão brasileiro de Freestyle e local da Lagoa do Cauípe, também no Ceará , Carlos Madson, promete vôos altos na briga pelo bicampeonato.
Brigarão pelo título o atual campeão, Evandro Silva (CE), campeão brasileiro em 2008,  e Eudásio Silva (CE), campeão brasileiro de 2009. No feminino, a expectativa é pela participação da paulista Bruna Kajiya, que coleciona três vice-campeonatos mundiais (2007/08/10), um título mundial (2009) e quatro títulos brasileiros.  
O Volkswagem Kite Tour terá uma
 etapa distutada na praia do Cumbuco
Nesta temporada, o Volkswagen Kite Tour 2011, que oferece R$ 120.000,00 em prêmios, passará por cinco estados. Depois da etapa cearense, será a vez do Rio Grande do Norte receber as pipas coloridas, de 8 a 11 de setembro (Freestyle, Wave e Regata). De 6 a 9 de outubro, os atletas das categorias Wave e Freestyle vão enfrentar os ventos fortes de Florianópolis. Já a disputa no Regata acontece em Ilhabela (SP), de 27 a 30 de outubro. A grande final, que volta a reunir atletas de todas as modalidades, acontece no Rio de Janeiro de 15 a 19 de dezembro.
Uma realização da Dream Factory Sports e parte técnica a cargo da ABK e da CBVM, o Volkswagen Kite Tour 2011 tem o patrocínio da Volkswagen e apoio da Secretaria de Turismo de Caucaia.

FC&VB NA CAPTAÇÃO DO CONBEA 2013

Prof. Daniel Albeiro (UFC); Maria Tereza Braga (Ikone Eventos); Prof. João Helío (UFC); Prof. Renildo Mion (UFC); Prof. Marcos Bezerra (UFC); Celina Castro Alves (FC&VB) e  Prof. Leonardo Monteiro (UFC) no estande do Ceará durante o CONBEA 2011.
O Fortaleza Convention & Visitors Bureau, juntamente com a comissão do Departamento de Engenharia Agrícola da UFC, Ikone Eventos, Naja Turismo e TAM realizaram uma ação de promoção da cidade de Fortaleza para captar o  XLII Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola – CONBEA 2013, durante o evento do CONBEA 2011, em Cuiabá  de 24 a 28 de julho de 2011.  Nesta primeira etapa de captação além da promoção foi feita uma apresentação  durante a  Assembléia Geral, com dados de infraestrutura, técnico científico e de entidades parceiras. Na segunda etapa será feita visita técnica às cidades candidatas e na terceira etapa, após reunião do Conselho será decidida a cidade sede do CONBEA 2013.

ADVENTURE SPORTS FAIR

Faltam 6 dias para o início do maior evento de esportes e turismo de aventura da América Latina, a Adventure Sports Fair. Os amantes da vida ao ar livre poderão conhecer todas as novidades e tendências do setor entre 11 e 14 de agosto na Bienal do Ibirapuera, em São Paulo.
Várias diversões estão programadas para toda a família nos quatro dias de evento. Os visitantes poderão conhecer e praticar diversos esportes de aventura, como escalada, arvorismo, canoagem, trekking, mergulho, slackline e muito mais. Além disso, duas pistas estarão disponíveis para o público fazer o test drive de veículos 4x2 e 4x4 em condições extremas.
Além de diversão, a Adventure Sports Fair proporciona muita informação. Destinos do Brasil todo estarão presentes exibindo seus roteiros de aventura. Para inspirar novos e velhos aventureiros, diversas palestras com grandes nomes do segmento estão programadas para os quatro dias.

FESTIVAL DE TEATRO - SELECIONADOS SEIS ESPETÁCULOS

Peça Charivari, Grupo ninho de Teatro

Seguindo os critérios seletivos da Mostra Nordeste, a Mostra Paralela do XVIII Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (FNT) já tem o resultado dos espetáculos selecionados. A comissão julgadora, formada por Silvero Pereira, Thiago Arrais e Vanéssia Gomes, fez uma seleção diversificada, destacando a pluralidade do teatro cearense.
 Os selecionados foram: Pau que Nasce Torto, Mija Fora da Bacia (Grupo Cutubas); Terreiro de Histórias (Armadilhas Cênicas); A Revolta das Coisas (Organização Artística Pavilhão da Magnólia); Diferente Olhar Infinito (Grupo N Infinito); Triim (Grupo Barafustar de Teatro) e A Granja (Grupo Nóis de Teatro).
 Entre os escolhidos, estão desde grupos e artistas com reconhecida experiência a importantes revelações e renovadores do teatro cearense. Os seis trabalhos ganhadores vão integrar a programação geral do FNT 2011, que acontece de 3 a 10 de setembro. A Mostra Paralela é inteiramente dedicada aos espetáculos produzidos no Ceará, contribuindo para a divulgação das artes cênicas do Estado e promovendo um forte trabalho de intercâmbio cultural em diversas expressões.
Para o caso de desistência ou imprevisto com um ou mais selecionados, entram em cena os suplentes, por ordem de seleção: O Maligno Baal, O Associal (Grupo Experimental de Teatro / GET); O Santo e a Porca (Trupe Cangaias de Teatro) e Sons do Mucuim (Muc'Art).

LICITAÇÃO PARA OBRAS DO ROTEIRO DA FÉ

A Comissão de Licitação da Procuradoria Geral do Estado recebe, até o próximo dia 16 de agosto, as propostas das empresas interessadas em realizar as obras do Roteiro da Fé, em Juazeiro do Norte. O projeto, orçado em R$ 8.557.946,00, irá fortalecer o turismo religioso na cidade. As propostas devem ser encaminhadas à Comissão de Licitação da PGE, no Palácio Iracema, até as 16h30min. A abertura das propostas será feita no dia 16/08.
O Roteiro da Fé está localizado na área central de Juazeiro do Norte e compreende a estruturação de um roteiro de peregrinação religiosa, integrando igrejas, museus e atrativos turísticos de forma a ordenar o fluxo das romarias no centro da cidade. Pelo projeto, haverá a requalificação dos espaços de visitação religiosa. Serão urbanizados as áreas no entorno das igrejas Matriz, Socorro, Salesianos, Franciscanos e São Miguel, além da integração da igreja Matriz com a do Socorro e o acesso ao Horto. Além disso, as principais vias por onde passam os romeiros receberão placas informativas, padronização das calçadas e recuperação das vias.

NOVA MARCA DA AZUL


Azul. Você lá em cima. Este é o novo posicionamento de marca da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, que para de assinar o bem sucedido slogan Tudo Novo. Tudo Azul e adota a nova frase a partir de hoje em todas suas comunicações.
A troca do posicionamento veio por uma necessidade de adequação a uma nova realidade da companhia, que em menos de três anos de existência, já ocupa a terceira posição no mercado de aviação doméstico, com 8,61% de participação, segundo dados da Agência Nacional de Avião Civil  Anac.
Para representar este novo marco em sua história, a Azul inova mais uma vez: criou uma pintura especial, aplicada ao mais novo jato Embraer 195 na frota da companhia. Matriculado PR-AYV, a aeronave recebeu uma pintura especial tendo por tema a bandeira do Brasil estampada em sua fuselagem. Batizado de “Brasil”, a aeronave traz uma versão adaptada do novo posicionamento: Azul. É o Brasil lá em cima.
O Embraer 195 “Brasil” (foto) entra na malha da companhia no mês de setembro.
CAXIAS DO SUL - Também, a Azul solicitou autorização à Anac para inclusão da rota entre o Aeroporto Viracopos, em São Paulo, e o Aeroporto Regional Hugo Cartergiani de Caxias do Sul, na região serrana do Rio Grande do Sul.
A cidade serrana gaúcha ganhará com a autorização duas freqüências diárias, ligando a cidade ao aeroporto de Campinas, com partidas às 10h40 e 18h30. Já no sentido oposto, as saídas estão previstas para às 8h37 e 16h35 de Viracopos. As operações estão previstas para serem realizadas a partir de 10 de novembro, nos jatos Embraer 190 e 195.

CAPACITAÇÃO NA ABAV/CE

O ICCABAV (Instituto de Capacitação e Certificação da ABAV), juntamente com a ABAV/Ceará, realiza no próximo dia 18 um curso sobre Geografia Internacional, ministrado pelo Instrutor Roberto Anzolch, que já capacitou mais de 7.000 alunos  O objetivo é mostrar aos alunos uma visão mais ampla dos mapas, curiosidades e atualizações sobre a história dos países, tudo isso, de maneira objetiva e dinâmica.
O curso acontece na sede da ABAV Ceará, das 8h00 às 18h00, com intervalo para o almoço.  A carga horária é de 8 (oito) horas e, ao final, todos os participantes receberão um certificado emitido pelo ICCABAV.
Informações: ABAV/CE, através do telefone (83) 3261-6464.

ROTA DO SOL SEMANAL 05/08/2011